segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AUTO-AVALIAÇÃO

Todos os estudantes - crianças, jovens e adultos - devem perceber que para haver sucesso escolar é necessário esforço nas aulas (atenção, concentração, participação, realização das tarefas propostas pelos professores, etc), estudo no dia-a-dia e curiosidade pelas matérias.
Quando é pedido aos alunos que façam a sua auto-avaliação é suposto que pensem:
  • nos conhecimentos e capacidades que demonstraram através de fichas de avaliação formativa e sumativa, trabalhos, participação nas aulas/actividades, etc;
  • nas atitudes (participação/cooperação, sociabilidade, responsabilidade e autonomia) que manifestaram ao longo do período, em relação a essa disciplina.
Os Pais e Encarregados de Educação devem ajudar os seus educandos mais novos a perceber que a auto-avaliação é fundamental para que possam construir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem e pelo seu desenvolvimento intelectual. A auto-avaliação deve ser encarada como uma oportunidade para reflectir sobre o trabalho realizado nas diferentes disciplinas de modo a corrigir as falhas e pensar em como melhorar. Além disso, ajuda também a perceber que em algumas disciplinas houve sucesso escolar porque houve esforço, estudo e interesse pelas matérias.

Sem comentários:

Informação útil para Pais

SEGURANÇA NA NET