segunda-feira, 8 de junho de 2009

O PAPEL DAS ARTES

As artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Elas perpassam as vidas das pessoas, trazendo novas perspectivas, formas e densidades ao ambiente e à sociedade em que se vive.
A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflecte-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento.
As artes permitem participar em desafios colectivos e pessoais que contribuem para a construção da identidade pessoal e social, exprimem e enformam a identidade nacional, permitem o entendimento das tradições de outras culturas e são uma área de eleição no âmbito da aprendizagem ao longo da vida”.


In Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais

Para uma elevada percentagem de alunos da nossa escola o único contacto com a arte é o resultante das vivências que a escola lhes oferece pelo que:
  • As disciplinas de Educação Visual e de Oficinas de Artes, no 3º ciclo, bem como a disciplina de Artes Visuais leccionada ao curso CEF de fotografia, procuram contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade artística e estética, proporcionando iniciativas que permitam identificar apetências para a pintura, escultura, azulejaria e artes gráficas, de modo a encaminhar alunos vocacionados para áreas de trabalho ligadas às artes; são também proporcionados momentos de reflexão centrados em obras de grandes artistas, de que são exemplo António Dacosta, Salvador Dali, Marc Chagal, Marcel Ducham, Eugenio Granel, René Magrite e Man Ray.
  • As iniciativas Arte Ecológica e Dia Mundial do Ambiente, promovidas pelos professores de Educação Visual e Tecnológica junto dos alunos do 2º ciclo, revelam a importância da ligação das artes ao quotidiano dos alunos; resultaram em exposições de verdadeira Arte Pública realizadas nos jardins da escola.

Sem comentários:

Informação útil para Pais

SEGURANÇA NA NET