domingo, 5 de abril de 2009

O PAPEL DAS CIÊNCIAS

As Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas devem contribuir, como um todo, para o desenvolvimento da literacia científica de modo a que, no final do ensino básico, os jovens sejam capazes de compreender fenómenos do quotidiano, intervir no sentido da prevenção de riscos e decidir de forma sustentável em termos ambientais, de saúde e de segurança.
Por isso mesmo estas disciplinas são trabalhadas em torno de três grandes áreas - Terra no espaço, Terra em transformação, Sustentabilidade na Terra e Viver melhor na Terra - tendo em vista estimular o entusiasmo e interesse pelas ciências e criar condições para que crianças e jovens se sintam confiantes e competentes para se envolverem em matérias científicas e técnicas adequadas à sua idade; por isso mesmo se relacionam as temáticas com situações do dia-a-dia, se faz articulação inter-ciclos e há a preocupação de:
  • dinamizar campanhas dirigidas à promoção da saúde e prevenção de riscos;
  • dinamizar as actividades "Ciência Divertida" e "Laboratório Aberto", durante a Semana Cultural, abrindo às escolas do pré-escolar e 1º ciclo do agrupamento;
  • dinamizar o Clube "Mãos na Massa com a Ciência".
O conhecimento científico é indispensável à compreensão do mundo que nos rodeia sendo também necessário para a tomada de decisões sustentáveis em relação a problemas do quotidiano, tal como a atitude em relação ao lixo/reciclagem; a responsabilidade em relação ao uso de medicamentos, de detergentes, de energia; a opção de compra alimentar, de materiais e aparelhos de uso doméstico; as opções de uso do som, energia, etc.

Mas, para que tal se verifique, é necessário que haja curiosidade científica e vontade de aprender por parte dos alunos e ... esforço/estudo no dia-a-dia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro... Concordo...

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